fbpx

Vivemos constantemente correndo, com nossa mente sempre com planejamentos e preocupações sem fim. Esquecemos de observar, desfrutar e cuidar do nosso dia-a-dia, fazendo pausas necessárias, que nos nutrirá para seguirmos as nossas atividades.

A minha intenção com esse texto é te estimular a fazer pequenas pausas simples que vão te ajudar a melhorar a sua saúde, o seu bem-estar através de 8 princípios naturais. Na medicina integrativa, consideramos que saúde não é a ausência da doença, mas é você se sentir saudável estando ou não doente.

O primeiro princípio que gostaria de trazer é o Ar puro. Esse se faz presente ao nascermos e é ausente ao morrermos. Portanto, será que não deveríamos levar mais atenção a nossa respiração ao longo do dia? Respirar e andar com consciência gera a energia de atenção, que nos permite observar e desfrutar o momento presente. Às vezes, pensamos que poderíamos desfrutar de ar puro apenas se estivéssemos em meio a natureza. Mas, eu te convido, que por um momento, leve sua atenção a sua respiração e veja o quão confortante ela é, aí, onde quer que você esteja. E se desejar, tente se recordar de uma paisagem bonita, alguma imagem que te traga sentimentos bons.

O segundo princípio é o Descanso. Quando falamos em descanso logo pensamos no nosso sono. Como é a qualidade do seu sono? Mas não precisamos ficar restritos a ele. O seu descanso, pode ser um tempo para você, de fazer coisas que te dão prazer. Você consegue se permitir isso durante a semana ou nos finais de semana? Estar próximo de amigos, ler um livro, dormir um pouco mais, escutar uma música, se cuidar um pouco, tirar algumas horas ou um dia para seu descanso?

O terceiro princípio é a Atividade Física. Você já pensou em qual atividade física te dá prazer? Já sentiu necessidade do seu corpo de realizar alguma prática específica? Em relação à melhora do seu bem estar, aqui, não tem atividade física certa ou errada. Buscando se conectar com você, respeitando seu corpo, descobrirá meios de ter prazer, sem gerarmos mais uma obrigação ao longo do dia. Pode ser uma caminhada, ginástica, dança de salão, jardinagem, corrida etc.

O quarto princípio é a Luz solar. No dia a dia, esquecemos a importância do sol e seus benefícios a saúde e vivemos confinados em ambientes fechados.  Você já observou se consegue ver a luz do sol? Pode ser durante a ida ao trabalho, ou no seu horário de almoço com amigos ou até mesmo durante a sua atividade física. Mas experimente algum horário do dia e pare um pouco para sentir os efeitos disso.

O quinto princípio é a Água. Ela faz parte de 55 a 60% do peso do corpo, o que já seria uma informação suficiente para conscientizarmos da sua importância. O recomendável é não esperarmos a sede aparecer, pois nesse momento, já estaríamos com uma leve desidratação.

O sexto princípio é a Nutrição. É você aproveitar cada porção da sua comida. Tendo consciência da comida, do que você está comendo. É você mastigar a comida com cuidado, e de vez em quando, parar de mastigar e entrar em contato com seus amigos, família, com quem estiver à volta. É observar que comer demais pode criar dificuldades para o aparelho digestivo.

O sétimo princípio é a Temperança. Ter temperança significa estabelecer limites, colocando os prazeres sob o controle da razão de modo a assegurar o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio; Mas é cuidar de estabelecer seus limites com autocompaixão.

Por último, o oitavo princípio é a Esperança. Considere um exemplo simples de um dia estressante no trabalho. Como seria se no final do dia você tentasse cultivar a esperança de dias melhores? Como seria se você tentasse reconhecer que mesmo após esse dia você pode ser grato por alguns momentos deste dia?

Acredite, você é capaz de gerir seu tempo para inserir um pouco mais de bem estar no seu dia-a-dia. Seja responsável pelas suas escolhas ao longo do seu dia, somente assim, poderemos sair um pouco do piloto automático da vida.

Se você se interessou em tentar começar essas pausas permita-se desejar a você mesmo essa intenção:

“ Que eu possa olhar para mim mesmo com olhos de compreensão, gentileza e amor, para assim, começar a atender as minhas necessidades.

Que eu saiba nutrir a semente de autocuidado todos os dias.

E que nesses momentos, eu possa estar presente, simplesmente, no agora.” (4x)

* Princípios de saúde extraídos do livro: Ciência do Bom Viver.

Inicie sua conversa
1
Agende sua consulta
Agende sua consulta