fbpx

A noção de que a exposição ao estresse crônico predispõe os indivíduos a desenvolver doenças crônicas como o diabetes, obesidade e aterosclerose ganhou muita atenção nas últimas décadas.

Como isso ocorre?

O estresse evoca padrões de respostas fisiológicas e comportamentais com o objetivo de manter a homeostase.

Em situações de ameaça nosso corpo sabidamente ativa no nosso cérebro o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) e sistema simpático-adrenal. E qual a importância disso? A partir daí ocorre a secreção de hormônios como corticotropina, cortisol e norepinefrina. Hormônios que nos levam a respostas conhecidas como “luta ou fuga” que prepara o corpo para lutar ou fugir de uma ameaça. Isso é necessário em curto prazo; porém, a exposição ao longo do tempo pode levar a múltiplos efeitos negativos no corpo e no cérebro.

Estudos clínicos e experimentais demonstraram que a ativação anômala do eixo HHA pode estar relacionada ao aumento da produção de citocinas (moléculas que fazem sinais entre as nossas células) inflamatórias.

Parece que esses mediadores inflamatórios levam à manifestação de doenças através da atenuação da atividade da insulina, mobilização de gorduras e estresse oxidativo.

Como podemos ver existe uma íntima interação entre inflamação e o desenvolvimento de doenças crônicas.

 

Como o estresse afeta a saúde mental?

A amigdala é nosso radar de ameaças do cérebro. Ao perceber uma ameaça, o circuito da amigdala dispara a reação de lutar-fugir-paralisar o cérebro, e assim, um fluxo de hormônios como cortisol e adrenalina nos impele a agir. Ela também reage a qualquer coisa importante para nossa atenção, agradável ou não. Mas quando algo nos preocupa ou aborrece ela prende nossa atenção no que julga perturbador. Assim, quando somos presas da ansiedade ficamos muito distraídos. Além disso, um único episódio de estresse facilita a memória da ansiedade, do medo. Em situações de estresse a longo prazo temos a neuroadaptação da amigdala, o que torna difícil sairmos dos quadros de ansiedade.

 

Estão vendo a importância de cuidarmos da gente? De gerenciarmos nosso dia-a-dia?

Lembre-se:

“O segredo para progredir é começar.”

Mark Twain

 

 

 

 

 

Inicie sua conversa
1
Agende sua consulta
Agende sua consulta