fbpx

Já falamos por aqui em Mindful Eating, esta técnica que pode ser traduzida como “comer com atenção plena”. Algo que nos permite mudar nosso processo alimentar de forma sustentada, e desenvolver uma relação mais saudável com a comida. 

Eu a considero uma grande ferramenta em nossa busca pela saúde. Sabe por que?

Comer, por essência, é nutrir corpo, mente e espírito. E entendo que, ao colocar atenção na alimentação, nas escolhas relacionadas a ela, podemos nos conectar com cada um destes pilares. 

Afinal, todos nós nos alimentamos. Provavelmente, você algum dia já comeu algo que não te fez bem… Ou comeu pois estava ansioso, ou triste… Ou comeu algo que te deu mais disposição. 

A ciência também tem trazido fortes evidências dos benefícios do Mindful Eating em populações específicas, como pacientes com transtornos alimentares e diabéticos, inclusive, gestantes. Destaco, ainda, aqueles que vão se submeter a uma cirurgia bariátrica ou já tenham sido operados.

Minha intenção com este post é trazer algumas dicas para quem quer se iniciar no Mindful Eating. Todas bem fáceis de adotar. E, no meu site –https://mikaellycoser.com.br/mindful-eating – você pode encontrar depoimentos de pacientes que aprovaram a técnica.

Eis as dicas:

  1. Evite o celular nas refeições;
  2. Procure se sentar confortável.
  3. Respire fundo; E entre em contato com você: observe como está se sentindo. E, novamente, respire. 
  4. Qual o seu grau de fome? Cheque seu estômago e atribua uma nota de 0 a 10 para a fome física. Atribua também uma nota de 0 a 10 para saciedade.
  5. Aprecie cada pedaço de comida que ingerir – gosto, aroma;
  6. Para aumentar a atenção plena, você pode fechar os olhos depois de levar o garfo à boca;
  7. Deixe o garfo apoiado na mesa a cada mordida;
  8. Perceba as diferenças na satisfação do paladar a cada garfada;
  9. Se estiver comendo com os amigos ou família, leve sua atenção ao comer e de vez em quando pare de mastigar, e converse um pouco com as pessoas à volta. Sinta como é bom desfrutarem desse momento juntos. 
  10. Agradeça internamente por esta refeição.

 

Comer é partilhar, comer é se conhecer e ter mais percepção do seu bem estar físico, mental, social e espiritual.

Inicie sua conversa
1
Agende sua consulta
Agende sua consulta