fbpx

A saúde intestinal faz toda a diferença para que outros processos essenciais do nosso organismo possam acontecer normalmente, podendo influenciar desde o nosso coração à manutenção de um cérebro jovem.

Por isso, tenho incentivado todos a olhar com mais cuidado e carinho para ela. Em 400 a.C., Hipócrates, o pai da medicina, já dizia que as doenças começavam no intestino. O médico gastroenterologista e pesquisador Alessio Fasano, a partir de muitos de seus estudos, defendia o mesmo.

A permeabilidade intestinal refere-se à propriedade das membranas presentes no trato intestinal e de que maneira permitem o tráfego de diferentes macromoléculas. O intestino é revestido por milhões de células que, juntas, criam uma rígida barreira que funciona como um sistema de segurança que decide o que será absorvido ou não pela corrente sanguínea.

Quando o intestino se torna insalubre (devido às práticas adotadas na rotina), esse revestimento pode enfraquecer e permitir a formação de buracos nessa barreira protetora. O resultado é que toxinas e bactérias podem vazar para a corrente sanguínea, desencadeando diversos problemas não só para o próprio intestino, mas para todo o corpo.

Alguns dos principais sintomas do intestino permeável são: inchaço, fadiga, problemas digestivos e de pele, dores nas articulações, dores de cabeça e sensibilidade alimentar.

Você já tinha ouvido falar sobre esse assunto?

Inicie sua conversa
1
Agende sua consulta
Agende sua consulta