fbpx

Você já parou para observar como faz suas refeições no dia a dia? Será que elas não são acompanhadas de distrações como notebooks, celulares ou TVs?

Na maior parte do tempo, isso acontece porque nos sentimos compelidos a ser multitarefas – estamos no piloto automático, na correria, preocupados com produtividade e nos cobramos por eficiência num nível desnecessário. Valorizamos pouco a refeição porque não é algo produtivo. Porém, quando nos alimentamos enquanto fazemos outras coisas, a comida extra que ingerimos sem perceber se acumula em gorduras e a consequência disso é o excesso de peso.

Outro fator de distração desses momentos são as emoções. O monge zen Thich Nhat Hanh escreveu que “há pessoas que comem uma laranja sem comê-la de verdade. Estão comendo a tristeza delas, o medo, a raiva, o passado e o futuro (…) É necessário um treinamento para simplesmente apreciar o alimento”.

Como podemos evitar isso? Ao comer, apenas coma. O mindful eating ou comer atento é um convite para te estimular a fazer uma pausa durante seu dia, dedicar um tempinho a sua alimentação. E assim você vai perceber que irá dedicar um tempinho a você. Um autocuidado.

Como seria isso né? Escute o aúdio “comer com atenção” no dramikaellycoser soundcloud e vivencie a experiência. Para essa prática, será preciso você ter em mãos 4 uva passas.

Para que você se lembre de fazer esse exercício, deixe um aviso na mesa onde você faz as refeições, algo como – “apenas comer, sem fazer mais nada”. Você também pode afixar mensagens em objetos (TV, celular, computador etc) que tendem a te distrair na hora de se alimentar.

“Praticar mindful eating envolve você abrir espaço para se conectar com seu corpo, mente e espírito. Envolve você despertar o agente da sua própria saúde.”

 

Inicie sua conversa
1
Agende sua consulta
Agende sua consulta