fbpx

Para entrarmos no estado de mindful eating precisamos entrar no estado de mindfulness: um estado de atenção de maneira intencional, sendo totalmente consciente do que acontece no seu interior, corpo, coração e mente e no seu exterior, em seu entorno.

E como levamos isso para alimentação?

  1. Antes de comer, observe onde você se encontra. Se sinta presente neste local e comece a voltar a atenção para você.
  2. Observe sinais do seu corpo.  Sente algum desconforto físico ou emocional? Essa é uma boa hora para avaliar o comer emocional.
  3. Cheque seu estômago e atribua uma nota de 0 a 10 para fome física; Atribua também uma nota de 0 a 10 para a saciedade;
  4. Esteja presente. Perceba o aroma, a textura, ouça os barulhos. Identifique qual alimento mais lhe atrai no prato. Saboreie sua refeição.

 

  1. Deixe o alimento na boca ficar quase liquefeito, isso te ajuda a sentir o sabor com mais intensidade; Pesquisas sugerem que a sensação de prazer ao se alimentar está presente nas três primeiras garfadas. Depois disso, o prazer diminui, porém por muitas vezes continuamos a nos alimentar com a intenção de manter o prazer. Muitas vezes, isso é difícil notar logo de primeira, pois as nossas papilas na língua estão menos sensíveis devido ao alto consumo de alimentos ricos em açúcar e sal.
  2. Apoie seu garfo na mesa a cada mordida;
  3. De vez em quando, entre em contato com você. Sinta essa alimentação. Reavalie seu sinais de fome e saciedade. E volte a comer;
  4. Se estiver comendo com os amigos ou família à nossa volta: leve sua atenção ao comer e de vez em quando pare de mastigar e converse um pouco com as pessoas a volta. Sinta como é bom desfrutarem desse momento juntos; Comida é partilhar.

Comer atento, é uma maneira de voltarmos a comer com simplicidade.

E no final que tal reconhecermos e direcionarmos um agradecimento a todos os envolvidos em ter feito isso acontecer?

Inicie sua conversa
1
Agende sua consulta
Agende sua consulta