O estresse e a preocupação constantes cobram um preço de nossas células. Assim, é importante gerenciar o estresse quer seja pela nossa saúde mental, quer seja pela nossa saúde física.
Estudos mostram que meditações como mindfulness acalmam a amigdala, o que diminui a reatividade emocional e aumenta a resiliência. Além disso, uma revisão sistemática demonstrou níveis diminuídos de cortisol, epinefrina e norepinefrina (hormônios relacionados ao estresse) associados a intervenções como ioga, meditação, tai chi, mindfulness, práticas religiosas / espirituais e terapia cognitivo-comportamental. Essas intervenções também foram associadas a reduções nos processos inflamatórios e nos níveis de citocinas pró-inflamatórias no câncer, depressão, ansiedade, distúrbios do sono, doenças cardiovasculares e fibromialgia.
Assim, uma boa alternativa para diminuir o nível do estresse é procurar uma dessas atividades de mente e corpo.
Vamos tentar? No https://soundcloud.com/dramikaellycoser/meditacao-da-atencao-a-respiracao-enfase-no-relaxamento você encontra uma prática guiada de meditação com ênfase no relaxamento que permite que todo seu corpo e mente se re-equilibre.
- Referência bibliográfica:
Moraes LJ et al. A systematic review of psychoneuroimmunology-based interventions. Psychol Health Med. 2018